Como executar o OpenWRT na VirtualBox
Por Ciro Mota | 6, Maio 2020 | Tempo de leitura aproximadamente 4 minutos. Edições: Adição de bloco de anúncios Em 19, Setembro 2023.Olá amigos!
Trazendo este tutorial muito útil e interessante que escrevi há anos atrás no meu blog antigo. O uso de uma VM aqui ajuda em uma familiarização com o sistema ou até mesmo como um ambiente de testes e homologação das funções/recursos antes de ser implementado em definitivo nos aparelhos.
OpenWRT é um firmware alternativo baseado em Linux bastante customizável, com diversas funções e que acabam dando uma sobrevida ao roteador mais antigo ou dando mais poder de fogo a um roteador mais atual. Sua instalação diretamente no roteador não é complicada, mas sua usabilidade em algum momento pode ser para aqueles acostumados a interfaces mais simplistas visando o usuário final, como os firmwares das fabricantes tradicionais por exemplo. Veremos abaixo então, como roda-lo na VirtualBox.
OBS: As imagens abaixo podem estar em desacordo com a versão atual do OpenWRT, contudo pude testar antes da republicação deste artigo e comprovar que ainda e estão válidas.
Preparação:
Primeiro passo é acessar este link de download da versão mais recente disponível. Salve em um local de fácil acesso, como Disco Local C:\ ou D:\ (caso tenha mais de uma partição.
Descompacte normalmente o arquivo.
O nome do arquivo costuma ser muito grande, então para facilitar renomeie de openwrt-19.07.2-x86-generic-combined-ext4.img somente para openwrt-19.07.2-x86.
Com a VirtualBox já instalada, acesse a pasta C:\Arquivos de Programas\Oracle\VirtualBox ou C:\Arquivos de Programas (x86)\Oracle\VirtualBox. Abra uma janela do Prompt de Comando nesta pasta (pressione Shift e clique com o botão direito em algum espaço vazio dentro desta pasta, por fim clique em Abrir janela de comando aqui).
- Digite ou cole a seguinte linha abaixo na janela do Prompt de Comando e execute:
VBoxManage convertfromraw --format VDI d:\openwrt-15.05-x86.img d:\openwrt-15.05-x86.vdi***
Meu arquivo está em uma partição D:, então foi apontado o caminho para ele na linha de comando. Altere a linha de comando para o diretório em que está salvo o seu arquivo.
Feito isto já teremos o arquivo montado e pronto para prosseguir.
Criando a VM:
- Abra a VirtualBox e clique no botão Novo. Digite um nome, em “Tipo” escolha Linux e “Versão” escolha Other Linux (32 bit). Clique em Próximo.
- Não é necessário mexer em “Tamanho da memória”, clique em Próximo.
- Em “Disco Rígido”, vamos usar a imagem que baixamos e convertemos nos passos anteriores, clique em “Utilizar um disco rígido virtual existente” e aponte para o arquivo openwrt-19.07.2-x86.vdi. Por fim clique em Criar.
- Na tela principal da VirtualBox, selecione a VM que acabou de ser criada, clique em Configurações -> Rede, mude para Placa em modo Bridge, o “Tipo de Placa” para Intel PRO/1000 MT Desktop (82540EM) e em “Modo Promíscuo” mude para Permitir Tudo. Clique em Ok.
- Clique em “Iniciar” para então iniciar a VM recém criada.
Configurando o OpenWRT:
- Após o carregamento completo, pressione Enter uma vez para exibir a tela inicial do OpenWRT console.
- Temos aqui a parte mais razoavelmente complexa do procedimento, onde teremos que editar as interface de rede por linha de comando, o que não deve ser um problema para a galera mais viciada no Vim.
Digite vi /etc/config/network (não temos o Vim aqui) para poder acessar as configurações de rede e teremos a tela abaixo:
- Entre no modo de inserção do Vi e deixe o arquivo desta forma para prosseguir:
- Esc para retornar aos comandos, :wq! para salvar e sair. Reinicie a VM (/sbin/reboot) para salvar as configurações e recarregar.
- Após reiniciar, digitamos o comando ifconfig (ou ip a s) e teremos o resultado abaixo, no meu caso, o sistema já estará acessível através do endereço 192.168.0.7 já que configuramos a interface de rede para receber endereços por DHCP:
Não há senha inicial, basta clicar em Login para acessar normalmente.
Um extra, tradução do sistema:
- Vá até System -> Software. Clique em Update lists e aguarde um pouco até a lista ser atualizada.
- No campo “Filter”, digite luci-i18n e por fim clique em Find packages.
Clique em Available packages (luci-i18n).
Localize e clique em “Install” o item luci-i18n-base-pt-br.
- Vá em System -> System -> Language and Style e mude para Português Brasil.
Feito isto, basta agora brincar a vontade com o sistema.
Este tutorial é uma compilação de alguns disponíveis internet a fora como este oficial da OpenWRT e este.
Espero que seja útil para testes.