Tenha seu canivete suíço de suporte em seu pendrive
Por Ciro Mota | 4, Novembro 2020 | Tempo de leitura aproximadamente 3 minutos. Edições: Adição de bloco de anúncios Em 19, Setembro 2023.Olá amigos, como vão?
Depois de uma pequena férias, vamos a mais um artigo para o blog.
Sistemas operacionais hoje são bem autossuficientes, nas ferramentas de verificação e correção de erros que já estão lá embutidas nele, não necessitando de alternativas de terceiros para tal. A maturidade dos sistemas é tanta que trouxe tamanha estabilidade e habilidade para contornar erros que passam a ser invisíveis ao usuário final, acabamos vendo que tem algo errado somente ao receber pela cara uma tela azul no caso do Windows ou um kernel panic no caso do Linux.
Porém sabemos que shts happen, falhas de hardware são imprevisíveis e o poder do usuário jamais pode ser desconsiderado. E é ai que quanto maior o nosso arsenal de ferramentas for, melhor. Nesse artigo vamos ver como podemos criar um pendrive de multifunção com ótimas ferramentas e de forma extremamente simples. Vamos lá.
Ventoy
Essa é sem dúvida a ferramenta mais genial que conheci nos últimos anos. Através dela de forma simplificada, conseguimos fazer um pendrive multiboot com vários sistemas, tanto Windows quanto Linux. Não vou discorrer muito sobre a ferramenta, para isso caso não a conheça, recomendo esses dois vídeos do Diolinux e do Pinguim Criativo, que tratam muito bem sobre ela.
Após o pendrive montado, vamos para a próxima.
SystemRescueCd
Essas ferramentas que farão a diferença. Open source e tendo como base o Arch Linux, a SystemRescueCd conta com várias ferramentas de recuperação que usualmente não estariam disponíveis em uma instalação padrão seja do Linux ou Windows, como por exemplo:
ddrescue : Tenta fazer uma cópia de dados quando há erros de hardware. Memtest: Aquela velha ferramenta que já conhecemos e é capaz de verificar/detectar erros nas memórias RAM. Rsync: Útil para prover um backup de um sistema não mais inicializável.
Há muitas outras ferramentas integradas, conheça mais sobre a SystemRescueCd neste link.
Ultimate Boot CD
Semelhante a SystemRescueCd, Ultimate Boot CD, de base Debian, possui um leque muito maior de ferramentas, boa parte delas free e sob licença GPL. Caso não conheça, acesse o link e saiba mais.
Anti-Malware
No nosso canivete suíço não pode faltar uma solução anti-malware, aqui nesse ponto somos livres para escolher, mas dentre as disponíveis destaco a Kaspersky Rescue Disk ou a ESET SysRescue, tendo então as duas melhores soluções de antivírus a disposição.
Mas, ambas só funcionariam em ambientes Windows. Devido a diferença estrutural entre Windows e Linux e malwares para Linux não serem tão comuns, apesar de existirem, não há suporte das grandes ferramentas para distros Linux, porém para esse cenário podemos contar com o projeto Antivírus Live CD que utiliza a base do Antivírus ClamAV. Não há como saber a real eficácia desta, haja visto que os testes para Linux foram feitos em 2015, contudo o ClamAV hoje pertence a Cisco e é uma ferramenta Open source.
Ferramentas escolhidas, salve-as no pendrive na pasta ´ISO´ criada pelo Ventoy, assim como as .ISO das distros que usa/presta suporte, ou versão do Windows. Como cito acima, uma verificação do sistema de arquivos, reparo de inicialização, restauração do sistema para um ponto anterior, atividades até corriqueiras mas que não demandam mais ferramentas de terceiros para serem executadas, ao contrário de outras nas quais temos nessas ferramentas acima a possível salvação.
Espero que mais este artigo seja útil.