Use a extensão Docker para VSCode com o Podman
Por Ciro Mota | 3, Junho 2022 | Tempo de leitura aproximadamente 3 minutos. Edições: Publicação. Em 3, Junho 2022.Olá galera, como vocês estão? Espero que todos estejam bem.
Depois de algumas andanças pelo Arch Linux decidi então me estabelecer como um novo usuário do Fedora Linux e essa relação tende a ser muito duradoura por imensa quantidade de motivos dentre eles um caráter “semi rolling release” que a distro oferece. Diga-se, Fedora tem ganhado mais e mais adeptos a cada novo lançamento. Mas isso infelizmente não é papo para este tópico.
Como instalei o Fedora 36 ainda na época da sua versão Beta, não havia ainda naquele momento a disponibilidade dos repositórios oficiais para a instalação do Docker (no momento da escrita deste artigo já há esta disponibilidade). E por já ter um conhecimento prévio do Podman, que é um gerenciador de containers no qual você pode usar basicamente os mesmos comandos que usa com o Docker, decidi então verificar se havia candidato para substituir essa instalação. Isso em mente descobri que no Fedora Workstation por padrão já vem instalado o Podman. Maravilha!
Não é ostentação, mas depois de migrar para uma distro Linux e ter um pouco mais de experiencia como usuário eu passei a utilizar a maioria dos comandos via terminal, e isso claro inclui o uso do Docker (ou Podman no caso). Te recomendo a aderir a isso, vai ser uma curva de aprendizado divertida, acredite.
No VSCodium/VSCode eu costumo utilizar a extensão Docker devido a seu auxílio de sintaxe, por ela você também executar outras atividades como lista de imagens e containers e etc. Mas como meu senso de TOC não me deixa em paz após descobrir que a extensão não funciona com o Podman, resolvi buscar alguma configuração para que a extensão esteja compatível, apesar de eu não usar outras funções que ela oferece. E é isso que vamos ver logo abaixo.
Tudo muito simples pessoal.
Abra o Terminal (pode inclusive ser o Terminal do próprio VSCodium/VSCode) e execute a linha abaixo:
systemctl --user enable --now podman.socket
Em seguida precisamos configurar a extensão, no VSCodium/VSCode acesse as “Configurações gerais”. No campo de busca digite ou cole @ext:ms-azuretools.vscode-docker
. Localize o campo Docker:Host
e digite ou cole a linha abaixo:
unix:///run/user/1000/podman/podman.sock
OBSERVAÇÃO: O número “1000” da linha acima corresponde a sua ID de usuário no sistema. Se você é um usuário único então com certeza seu número será 1000. Caso você não tenha certeza, digite então o comando id -u
no Terminal para descobrir qual é a sua e adapte a linha acima.
Não é necessário reiniciar o VSCodium/VSCode, basta se dirigir até a extensão e a mesma já estará funcional.
E procedimento finalizado, é uma ótima forma de diminuir a instalação de apps de terceiros no sistema. Sem falar em algumas vantagens trazidas pelo Podman.
E você, usa a extensão? Já usou ou usa o Podman? Me deixe saber nos comentários se este artigo o ajudou.
Até a próxima!